Antes de iniciar a busca de investidores, deve-se conhecer bem o mercado de atuação, visitar clientes potenciais, conversar com pessoas que já atuem no mercado e levantar informações sobre concorrentes.
Ao mesmo tempo, o empreendedor precisa elaborar um protótipo ou prova de conceito do produto ou serviço para facilitar entendimento e demonstrar a sua capacidade de execução.
Por fim, deve planejar as principais etapas de desenvolvimento do seu negócio, elaborando os seguintes materiais:
- Pitch de 3 a 5 minutos (veja dicas de como preparar aqui);
- Sumário executivo de 1 a 2 páginas;
- Apresentação com até 15 slides;
- Planilha orçamentária para os próximos 24 meses, com projeção de potencial para 5 anos, contendo pelo menos: despesas e investimentos, premissas de funil de aquisição de clientes e resultados anuais consolidados. A planilha deve ser facilmente manipulável e totalmente parametrizada que reflita uma lógica e consistência.
A apresentação e o sumário executivo devem conter no mínimo os seguintes tópicos: oportunidade do negócio, solução inovadora, mercado, recursos necessários, visão da concorrência, diferenciais, time e histórico dos fundadores.
Sugerimos a leitura do livro/e-book “Investidor Anjo – Como Conseguir Investimento para seu Negócio” (50% dos direitos autorais são destinados a Anjos do Brasil)
Compartilhe nas redes sociais!